História

Fundamentos Históricos da Escola Municipal Irmã Helena Olek

Atendendo à solicitação da população católica da cidade de Irati, a Província Brasileira da Congregação das Irmãs (Filhas) da Caridade de São Vicente de Paulo, com sede em Curitiba, resolveu enviar a Irati duas Irmãs para que providenciassem a instalação de um Colégio, cuja finalidade seria a educação integral das crianças iratienses. Mesmo antes da chegada das Irmãs, alguns colonos poloneses já haviam doado um pedaço de terra ao lado da Igreja de São Miguel para a construção do Colégio.

Em 12 de agosto de 1930, chegaram a Irati a Irmã Helena Olek e a Irmã Edvirges Miketa. As duas foram recepcionadas na estação ferroviária pela população católica de Irati, e também pelos colonos poloneses. Foi um acontecimento emocionante para todos que lá se encontravam. As Irmãs foram morar em uma pequena casa de madeira, ao lado da Igreja São Miguel.

No início de 1931, foi inaugurado o Curso primário e o Jardim de Infância, ambos de caráter particular. Em pouco tempo, o número de alunos começou a aumentar, tornando-se necessário à construção de um novo prédio.

A inauguração do novo Colégio aconteceu em 1937 e, além do jardim de Infância e do Curso Primário, também eram ministrados cursos de pintura, trabalhos manuais, flores artificiais, preparatório ao Exame de Admissão, preparatório ao Exame de Madureza e Línguas Estrangeiras.

Em 10 de Janeiro de 1938, o Diretor Geral de Educação - por meio do Decreto n° 6.149 -autorizou oficialmente o funcionamento da Escola, com a denominação de Colégio Nossa Senhora das Graças.

Atendendo ao apelo da comunidade, a Direção do Colégio solicitou a criação do Curso Ginasial e, em 1945, tem início o funcionamento do Ginásio. Em 1946, as Irmãs ampliaram as atividades do Instituto Nossa Senhora das Graças, implantando um orfanato para meninas abandonadas. O orfanato funcionou até 1971.

Ainda em 1946, a pedido das graduandas, foi requerida à Secretaria de Educação e Cultura a criação do Curso Normal Colegial, para que a juventude pudesse adquirir a formação pedagógica na própria cidade.

Em 1947, o Curso Normal Colegial começou a funcionar, sendo o primeiro curso normal da Província das Filhas da Caridade de Curitiba, onde muitas irmãs se prepararam para o magistério.

Pelo Decreto n° 8334 de 15 de janeiro de 1953, o Ginásio Nossa Senhora das Graças foi integrado à rede estadual de ensino com o nome Ginásio Comercial Estadual de Irati.

A partir do ano de estadualização, a afluência das alunas a esse estabelecimento de ensino foi tão grande que, em 1956, foi necessária e ampliação da Escola, levando a Irmã Emília Obrzut, com o auxílio da Casa Provincial, a iniciar a construção. A inauguração aconteceu em 1957.

Pelo Decreto n° 7602, de 16 de novembro de 1967, o Ginásio Comercial Estadual de Irati passou a denominar-se Ginásio Estadual de Irati, e em 13 de fevereiro de 1969, o decreto n° 1417 alterou a denominação para Ginásio Estadual Nossa Senhora das Graças.

A Escola Normal Colegial Nossa Senhora das Graças funcionou no Instituto Nossa Senhora das Graças até 1974, quando então foi implantada a Reforma de Ensino. Nesta época. o Curso Normal foi transferido para o Colégio Estadual São Vicente de Paulo.

Após várias mudanças no nome da Escola, finalmente passou a chamar-se Escola Estadual Nossa Senhora das Graças – Ensino de 1° Grau, oferecendo o ensino de 1ª a 8ª série.

Em 1989 foi inaugurada uma nova ala da escola construída pela Congregação, com auxílio da comunidade iratiense. A partir de 1996, através da Resolução 4268/96, foram cessadas as atividades escolares relativas ao ensino de 1ª a 4ª série. 

Em 1996, a Resolução 4528 autorizou o funcionamento da Escola Municipal Irmã Helena Olek – EPE e 1° Grau, com oferta do Ensino de 1° Grau de 1ª a 4ª série e Educação Infantil – Jardim III. 

A partir de 1998 a Escola passou a denominar-se Escola Municipal Irmã Helena Olek – Educação Infantil e Ensino FundamentalEm 2009, em conformidade com a lei 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, foi implantado na rede municipal o Ensino fundamental de nove anos de duração, com a inclusão das crianças de 6 anos de idade na educação básica. Atualmente, a Escola Municipal Irmã Helena Olek atende alunos da Educação Infantil (Pré II) e do 1º Ano ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário: