sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Quem foi Irmã Helena Olek

Irmã Helena Olek

Nossa instituição de ensino recebe o nome da primeira diretora da Escola Nossa Senhora das Graças. Mas, muito além do fato de ter ocupado este importante posto, Irmã Helena Olek foi escolhida para esta homenagem por sua história de vida comovente, dedicada à educação das crianças. Leia a seguir:

Helena Olek nasceu em 03 de março de 1894 em Wrzesnia-Wielkopolska, na Polônia. Fez o postulado em Chelmno e entrou no seminário em 22 de fevereiro de 1915. Passou os primeiros anos de vida na comunidade como professora no Jardim de Infância, em meio às crianças que amava muito, lembrando-se do passado de sua cidade natal, símbolo da crueldade dos ocupantes alemães, que martirizavam as crianças polonesas por terem falado em polonês dentro da escola.

Rejubilou-se com a Restauração da nação polonesa em 1918 e, com grande amor, começou a formar os alunos. Mas, nem por isso deixou de aceitar o convite do Mestre da Seara, que a chamou ao Brasil. Ela chegou em 18 de dezembro de 1921.

Irmã Helena Olek passou sua vida inteira junto às crianças, como professora nas escolas e orfanatos. Muito amável, alegre e disposta, atraía e cativava a todos que se aproximavam. Piedosa e regular, sempre prestativa e pronta a ajudar o próximo, pode ser considerada um verdadeiro modelo de Cristo entre os pequenos: modelo de humildade, união com Deus e carinho fraternal.

O Ginásio de Irati deve muito à Irmã Helena Olek. Ela foi a pedra fundamental, dando início à Casa de Irmãs que hoje se mantém em nossa escola, morando com apenas mais uma irmã (Edvirges Miketa) numa casa pequena, sofrendo com a falta de comodidade e de meios de subsistência. Com a graça de Deus e o auxílio do povo, conseguiu construir o prédio da escola e acolheu os órfãos.

No entanto, não levantava somente construções: com seu amor para com as outras irmãs, os alunos e os pobres - e também com sua piedade, regularidade e confiança em Deus - Irmã Helena Olek edificava o Ginásio Nossa Senhora das Graças. Ao fim da obra, sobreveio a doença que paralisou parcialmente seus movimentos. Mas, não sua inteligência e menos ainda sua força de vontade. Com o auxílio de outra Irmã ou de uma menina, visitava as classes e as obras da Casa, dando os conselhos e o exemplo de sacrifício contínuo.

Deposta do cargo de Irmã Servente, viveu ainda longos anos na querida Irati, levando a vida com paciência e resignação, dependendo totalmente da Irmã encarregada de cuidar dela. Tendo sido uma Irmã sempre ativa e ainda bem lúcida, sentia por precisar ser servida em todos os momentos e em todas as necessidades. Passou seus últimos anos humilde e silenciosa.

Era um exemplo vivo para as irmãs. postulantes, aspirantes e todos que a visitavam em sua doença. No dia 25 de março de 1964, após ter abraçado e beijado com grande amor o crucifixo, entregou sua bela alma nas mãos de seu Divino Esposo, rodeada de Irmãs. Foi sepultada em Irati.

2 comentários:

  1. EM 1998 MEU PAI LUIZ CARLOS STIVAL CONVIDOU EU E MINHA MÃE PARA CONHECERMOS O COLÉGIO ONDE ELE ESTUDOU EM IRATI.FOI UM PASSEIO MARAVILHOSO CHEIO DE RECORDAÇÕES PARA MEU PAI.PERCEBEMOS O OLHO DELE CHEIO DE LÁGRIMAS PEDIMOS PERMISSÃO PARA DUAS IRMÃS PARA QUE NOS FOSSE PERMETIDO FILMAR DENTRO DO COLÉGIO. FOI QUANDO ELE FICOU SABENDO QUE A IRMÃ QUE FOI PROFESSORA DELE TINHA FALECIDO COM A IDADE DE CEM ANOS.(1994) SE NÃO ME ENGANO. MEU PAI FICOU MUITO EMOCIONADO QUANDO VIU NA PAREDE A FOTOGRAFIA DA SUA PROFESSORA IRMÃ HELENA OLEK .LEMBRO QUE NA ÉPOCA DELE TINHA UMA BÍBLIA QUE CHAMAVAM DE CECÍLIA DE 1951 ONDE ELE PRESENTEOU MEU IRMÃO. TAMBÉM TINHA UMA MEDALHA NÃO RECORDO DIREITO PENDURADA NUMA FITA DE COR AMARELA QUE FOI COM MEU PAI FALECIDO NO SEU PEITO NO DIA DO SEU SEPULTAMENTO ATENDENDO UM PEDIDO DELE.(AGNUS DEI) EU ACHO QUE ERA.MEU PAI ESCREVEU QUE ESTÁ CECILIA ERA DA SUA PRIMEIRA COMUNHÃO DO DIA 10-10-1949.EM IRATI.EU ESTOU JUNTANDO FOTOS E INFORMAÇÕES DAS LEMBRANÇAS PARA ESCREVER UM LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA DO MEU PAI.SEI TAMBÉM QUE ELE TRABALHOU NA FABRICA DE ERMA MATE DA FAMÍLIA ABBAGE.

    ResponderExcluir
  2. EM 1998 MEU PAI LUIZ CARLOS STIVAL CONVIDOU EU E MINHA MÃE PARA CONHECERMOS O COLÉGIO ONDE ELE ESTUDOU EM IRATI.FOI UM PASSEIO MARAVILHOSO CHEIO DE RECORDAÇÕES PARA MEU PAI.PERCEBEMOS O OLHO DELE CHEIO DE LÁGRIMAS PEDIMOS PERMISSÃO PARA DUAS IRMÃS PARA QUE NOS FOSSE PERMETIDO FILMAR DENTRO DO COLÉGIO. FOI QUANDO ELE FICOU SABENDO QUE A IRMÃ QUE FOI PROFESSORA DELE TINHA FALECIDO COM A IDADE DE CEM ANOS.(1994) SE NÃO ME ENGANO. MEU PAI FICOU MUITO EMOCIONADO QUANDO VIU NA PAREDE A FOTOGRAFIA DA SUA PROFESSORA IRMÃ HELENA OLEK .LEMBRO QUE NA ÉPOCA DELE TINHA UMA BÍBLIA QUE CHAMAVAM DE CECÍLIA DE 1951 ONDE ELE PRESENTEOU MEU IRMÃO. TAMBÉM TINHA UMA MEDALHA NÃO RECORDO DIREITO PENDURADA NUMA FITA DE COR AMARELA QUE FOI COM MEU PAI FALECIDO NO SEU PEITO NO DIA DO SEU SEPULTAMENTO ATENDENDO UM PEDIDO DELE.(AGNUS DEI) EU ACHO QUE ERA.MEU PAI ESCREVEU QUE ESTÁ CECILIA ERA DA SUA PRIMEIRA COMUNHÃO DO DIA 10-10-1949.EM IRATI.EU ESTOU JUNTANDO FOTOS E INFORMAÇÕES DAS LEMBRANÇAS PARA ESCREVER UM LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA DO MEU PAI.SEI TAMBÉM QUE ELE TRABALHOU NA FABRICA DE ERMA MATE DA FAMÍLIA ABBAGE.

    ResponderExcluir